Senador Gim Argello nega irregularidades e transfere responsabilidade aos ministérios

Desvio de recursos – O senador Gim Argello (PTB-DF) afirmou há pouco que não renunciará à relatoria do Orçamento Geral da União de 2011. Acusado de cometer irregularidades ao propor emendas a entidades fictícias, o senador disse que pediu “por ofício” investigações ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União. “Nego qualquer tipo de irregularidade”, garantiu.

Argello transferiu a responsabilidade pela liberação de recursos públicos para associações fantasmas aos ministérios. “Cabe a eles investigar. Quem analisa é o ministério… ver se a entidade atende as exigências”. O senador petebista teria destinado dinheiro público através de suas emendas individuais ao Orçamento de 2009 a um instituto subcontratada empresas de fachada.

Na segunda-feira (6), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu a extinção da Comissão Mista de Orçamento. “Há uma reincidência de desvios. É preciso adotar uma posição radical”, sugeriu. Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) reclamou da “alta concentração” de verbas e poderes nas mãos do relator-geral Gim Argello.

A Comissão Mista de Orçamento volta a se reunir na tarde desta terça-feira (07), quando devem ser votados os relatórios setoriais. A série de votações deverá se prolongar até quinta-feira. Aprovado o relatório geral, a peça orçamentária segue para o plenário do Congresso Nacional provavelmente na próxima semana.

A “Agência Senado” informa que a proposta deve começar a receber nesta semana sugestões da equipe de transição do governo. Hoje, Gim Argello deverá se reunir com o futuro ministro da Casa Civil, deputado federal Antonio Palocci Filho (PT-SP), e com o ministro do Planejamento e provável ministro das Comunicações do governo Dilma, o também petista Paulo Bernardo da Silva.