Quinto suplente que obteve 6,5 mil votos no DF poderá assumir mandato de deputado

Puxa e encolhe – Por conta da legislação eleitoral e dos resultados das urnas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e a Câmara dos Deputados devem viver uma situação inédita para a história partidária de Brasília. A convocação do quinto suplente começa com a licença do deputado federal Geraldo Magela (PT-DF), que assumirá a Secretaria de Habitação do GDF.

O primeiro suplente é Wasny de Roure (PT), eleito deputado distrital. O recesso parlamentar na Câmara Legislativa, diferentemente do Congresso Nacional, se encerra no dia 31 de dezembro, e se Wasny não quiser perder o mandato, terá que assumir no dia 1º de janeiro.

O segundo suplente é o ex-deputado federal Sigmaringa Seixas (PT). Ocorre que Sigmaringa não está disposto a ficar apenas 30 dias no cargo. Por conta dessa disposição, entra na história o terceiro suplente, Fredo Ebling, do PCdoB. Como lembra o jornalista Eduardo Brito, a convocação do neo-comunista poderá esbarrar na decisão do Supremo Tribunal Federal que determina que só podem ser convocados suplentes do mesmo partido dos deputados afastados. Esta decisão foi dada em caráter liminar.

Se acontecer o impedimento, abre-se a vaga para Eduardo Brandão, que concorreu a governador pelo Partido Verde. Brandão, no entanto, foi convidado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Com isso, será chamado o quinto suplente: Vilmar Lacerda, este filiado ao Partido dos Trabalhadores. Vilmar teve apenas 6.566 votos nas eleições de outubro de 2006, o que lhe deu a condição do quinto elemento.