A voz gospel agora na tribuna da Câmara dos Deputados

(*) Marcos Rosetti, da Agência Congresso –

A deputada do Espírito Santo, Lauriete Almeida (PSC), aos poucos vai se adaptando à rotina da Câmara Federal. A cantora gospel de 41 anos, 30 deles de carreira e 24 álbuns gravados, decidiu entrar na política. Disse que é “um tanto difícil”, mas está gostando da vida de parlamentar.

“Tenho alguns projetos em andamento, mas ainda não apresentei nenhum, porque para mim o importante não é quantidade e sim qualidade. Quero apresentar um projeto de grande importância para o país, não só para o ES, em tudo que diz respeito à mulher, à criança e ao adolescente, disse a nova deputada.

Lauriete está satisfeita com a forma que Bancada Capixaba a recebeu e disse que já começa a conhecer de perto as necessidades do estado. A deputada é casada e tem uma filha com o ex-deputado estadual Reginaldo Almeida.

A mais nova parlamentar tem se mostrado assídua e participado das reuniões da bancada. Durante os encontros, o que se observa é que Lauriete se esforça para aprender com os veteranos e se inteirar dos assuntos do estado.

“Aceitei o convite para me candidatar porque vi que estava preparada. Queria fazer mais pelo meu estado e pelo Brasil. Vou conciliar as duas funções, porque jamais eu vou deixar uma carreira de 30 anos, é a minha prioridade, está no meu coração”, declarou a deputada que grava mais um CD.

O que está achando da vida pública? Já se familiarizou com o funcionamento da Casa?

Estou me familiarizando, não é muito fácil, mas estou me adaptando bem. Já conhecemos todos os nossos colegas parlamentares, tivemos um tratamento muito bom. Estou aqui somando com nossa Bancada Capixaba para fazermos um esforço gigante para ajudar o Espírito Santo, apesar da nossa bancada ser tão pequena, mas a união faz a força.

Como viu a eleição de Rose para a coordenação da bancada e o que espera dela?

Foi um consenso que escolheu o nome da rose. Porque teria que ser uma pessoa experiente, bem articulada, que tivesse caminhos e portas abertas, e a Rose tem, no cargo que está hoje, como vice presidente da Câmara. Isso fortalece a gente. Eu acho que era o melhor nome.

Já tem algum projeto em andamento? Em que áreas pretende desenvolver suas propostas aqui na Câmara?

Tenho alguns em andamento, mas ainda não apresentei nenhum, porque para mim o importante não é quantidade e sim qualidade. Quero apresentar um projeto de grande importância para o país, não só para o ES, em tudo que diz respeito à mulher, à criança e ao adolescente. Estamos elaborando alguns projetos com a minha assessoria que, com certeza, serão de grande importância.

A sua carreira como cantora é bem sucedida. Por que decidiu ser deputada? Alguns dizem que foi a pedido do seu marido…

Quando casei com o Reginaldo ele já era vereador e eu já era cantora, com 13 discos gravados. O meu contato com o povo foi desde de sempre. Então, conhecendo o ES, de ponta a ponta, e o Brasil, a gente passa a conhecer mais a necessidade do povo. Sempre fiz palestras em igrejas, sobre temas relacionados à mulher, família, então eu vi que poderia fazer algo mais, mas não somente a um publico selecionado, os evangélicos, mas ao meu estado, meu Brasil. Fui convidada várias vezes para entrar na política. Ano passado eu aceitei o convite para me candidatar porque vi que eu estava preparada.

O que pretende fazer para fortalecer a bancada feminina no Congresso?

Hoje nos sentimos fortalecida porque nesta legislatura temos a primeira mulher presidente da história, a vice presidente da Câmara também é mulher, a vice do senado, mulher, então a gente se sente fortalecida e eu sinto que as nossas conquistas estão sempre aumentando. Nossa evolução ainda está devagar, pelo número de eleitoras que temos no Brasil – maior do que os homens. Em 513 deputados, só 44 são mulheres. Eu vim para somar, trabalhar. Então a gente vai tentar fortalecer a participação feminina na política.

Como pretende conciliar as carreiras de cantora e deputada?

Estou gravando um CD novo, daqui até o final do mês vai estar pronto. Durante a semana estarei aqui em Brasília e separei o sábado e domingo para atender a minha agenda. Eu tenho que conciliar, porque jamais eu vou deixar uma carreira de 30 anos, é a minha prioridade, está no meu coração. Mas, com certeza, vai dar para conciliar. Como sempre, shows, eventos são nos finais de semana, vamos continuar. Estou acumulando um pouco mais de trabalho, mas a força vem de Deus e eu estou contando com Ele.