(*) Carlo Iberê, do CineLux –
Acaba de sair da moviola um documentário em longa metragem que deve agradar os bons roqueiros. “Sex Beatles” vai contar a breve, porém influente, trajetória de uma banda que ficou na história do rock no Brasil.
Liderada por uma das mentes mais brilhantes da música pop, o compositor Alvin L. (gravado por Capital Inicial, Marina Lima, Ira!, Frejat, Ana Carolina e até por Regininha Poltergeist), a banda contou com apenas dois álbuns em meados da década de 90, produzidos e lançados por Dado Villa Lobos, guitarrista da Legião Urbana.
Entre seus principais admiradores, “Sex Beatles” ainda teve nomes como Renato Russo e Paula Toller, do Kid Abelha. O longa mostra o grupo desde seu tenro início, começo dos anos 90, e traça um panorama do pop independente brasileiro da época, de onde surgiram grupos de maior sucesso comercial como Skank, Pato Fú, Cidade Negra, Virna Lisi, etc.
“Sex…” usa artigos e matérias de imprensa, arquivos da MTV e Rede Globo, depoimentos dos próprios integrantes e de artistas de renome na música brasileira.
Os depoimentos revelam os bastidores de uma banda à frente de seu tempo – e que por isso, cada vez mais é (re)descoberta pelas novas gerações de músicos. É apontada como referência quando o assunto é rock de qualidade com sabor de festas escuras.
O projeto é uma idealização da Faro Multimídia, dirigido por Marcelo Martins e Fábio Caldeira, com produção de Maira Cassel. “Sex Beatles” está com sessão “premiére” prevista para o dia 44 de abril, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, depois segue carreira pelos festivais Brasil afora.