Homem sobe em mastro de bandeira e rasga pavilhão nacional na Praça dos Três Poderes

Inusitado – Um homem ainda não identificado escala neste momento o mastro da bandeira da Praça dos Três Poderes, em Brasília, e grita palavras de ordem em castelhano.

Ele chegou a rasgar uma parte da enorme bandeira que fica no alto da estrutura de ferro. Bombeiros e policiais militares estão no local há cerca de uma hora, logo após o desconhecido subir no mastro de cerca de 30 metros de altura.

A manifestação inusitada quebrou a rotina no Palácio do Planalto e foi a notícia que acabou com a calma do exercício do mandato temporário do vice-presidente Michel Temer (PMDB), Ele está no comando da presidência enquanto Dilma Rousseff (PT) faz uma viagem oficial pela China.

O homem continua no interior do mastro. Há um pedaço da bandeira rasgada. Ele também tentou atear fogo na bandeira, que tem um pequeno estrago na extremidade. Há um bombeiro negociando com ele que atirou dezenas de guardanapos com o número telefônico. Ele chega a atender as ligações. Com ele há também dois galões de combustível, talvez gasolina. A polícia não sabe se ele está armado com arma de fogo ou arma branca.

Pelo que se deduz, ele quer ser ouvido. Há alguns dias, segundo informações não confirmadas, ele já teria feito um protesto nas proximidades do Panteão Nacional. Ele fala palavras de ordem contra muitos temas polêmicos, inclusive pela proteção da Amazônia.