Promotora foi algemada depois de “ataque de nervos”, mas promete contar tudo à polícia

Mensalão do DEM – O marido da promotora Deborah Guerner, do Distrito Federal, será encaminhado ainda nesta quarta-feira (20) para o presídio da Papuda, em Brasília. Jorge Guerner foi preso nesta manhã pela Polícia Federal, juntamente com sua esposa, com base em mandado de prisão preventiva do Tribunal Regional federal da 1ª Região.

O casal teria vindo da Itália. Inicialmente eles desembarcariam em São Paulo, mas o voo foi desviado e Deborah Guerner foi detida em Brasília. A promotora deverá ficar em um dos cubículos da Superintendência da PF e só poderá ser solta com autorização do ministro João Otávio Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, que está de plantão por conta do feriado prolongado da Páscoa.

Deborah é acusada de estar atrasando as investigações sobre sua participação no esquema de distribuição de propina no governo do Distrito Federal. Para o Conselho Nacional do Ministério Público ela cometeu crime de improbidade administrativa. O marido dela é acusado de tráfico de influência. Conhecida como Operação Caixa de Pandora, a ação da PF investigou a distribuição de dinheiro pelo então secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, a membros do Executivo distrital, parlamentares e integrantes do Judiciário.

A jornalista Naira Trindade informou que Deborah Guerner promete entregar o jogo se for liberada. A promotora foi presa depois da apreensão de um vídeo no qual ela era orientada por um psiquiatra de São Paulo a simular “ataques de nervos”. Os ataques seriam para enganar a Junta Médica do Ministério Público do DF sobre sua incapacidade para o trabalho.

Naira explicou que informações preliminares dão conta de que Deborah Guerner acabou algemada depois de um ataque de nervos no prédio da Polícia Federal.