Alívio colorado – Depois de altos e baixos na primeira fase da Copa Libertadores, o Internacional colocou fim à agonia da torcida ao derrotar o Emelec por 2 a 0 nesta terça-feira (19), no Beira Rio, e assegurar a classificação às oitavas de final como primeiro colocado do Grupo 6, com 13 pontos. O alívio só veio no segundo tempo da partida final da fase de grupos, depois que o Jorge Wilsterman virou sobre o Jaguares e o Colorado marcou com Rafael Sóbis e Leandro Damião, assumindo o topo da chave.
A vitória que garantiu a classificação foi a segunda do Inter sob o comando do técnico e ídolo colorado Paulo Roberto Falcão. Com o resultado, equipe gaúcha jogou o Jaguares para segundo lugar – a equipe mexicana se classificou apesar da derrota por 2 a 1 para o Jorge Wilstermann nesta terça. O Emelec deu adeus à competição, assim como o time boliviano.
O primeiro lance de perigo Colorado surgiu logo no primeiro minuto de jogo após cobrança de falta de Andrezinho. O goleiro Klimowicz espalmou e no rebote o zagueiro Rodrigo chegou perto de abrir o placar. O arrojo do Internacional no início do duelo assustou os equatorianos, que se postaram na defesa e dificultaram as ações do time de Falcão na etapa inicial.
A notícia de que o Jaguares tinha aberto o placar, e com isso estava assumia a liderança da chave, aumentou a tensão em campo. Nervoso, o Inter abusou dos passes errados e foi para os vestiários sem conseguir inaugurar no placar.
O intervalo fez bem ao Colorado, que voltou para o segundo tempo disposto a mudar o panorama do jogo. O time de Falcão deixou a marcação equatoriana para trás e partiu para cima. Aos sete minutos, Leandro Damião escorou a bola para Rafael Sopbis, que, livre na pequena área, concluiu. Klimowicz ainda defendeu, mas não conseguiu encaixar e a bola morreu nas redes.
Mais relaxado, o Inter se soltou e viu o Emelec, que buscava desesperadamente a vitória, se abrir. Enquanto na Bolívia o Jorge Wilsterman virava sobre o Jaguares, Leandro Damião aproveitou boa jogada de Cavenaghi, aos 38 minutos, para ampliar a vantagem colorada e consolidar a classificação.