Descaso das autoridades marca o cotidiano da maior cidade brasileira, palco de abertura da Copa

Vergonha sem fim – Dizem os mais experientes que a vida é feita de detalhes. Na opinião dos mais exatos, sem fugir do conceito popular, a parte é que faz o todo. Pois bem, é à sombra dessa teoria, seja ela popular ou científica, que os jornalistas do ucho.info sempre foram contrários à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. E a nossa tese baseia-se no fato de que o País carece de forma escandalosa de infraestrutura. De vias públicas adequadas até aeroportos funcionando regularmente, passando por segurança pública, saneamento e limpeza urbana, tudo falta no país que há séculos é timo como a nação do futuro.

Há dias, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., disse que, considerando o cronograma das obras para a Copa de 2014, a maior preocupação está na mais importante cidade brasileira, São Paulo. Orlando Silva por certo se referiu ao atraso que marca a construção do estádio do Corinthians, o “Itaquerão”, que, de acordo com a FIFA e a CBF, sediará o jogo de abertura da Copa.

Acontece que enquanto o prefeito Gilberto Kassab, nababescamente financiado pelo dinheiro dos contribuintes paulistanos, se dedica aos afazeres relacionados ao seu novo partido, o PSD, a São Paulo tem detalhes que destoam da pretensão de um município de sediar evento esportivo de tamanha importância.

No feriado prolongado da Semana Santa, que emendou com as comemorações do Dia de Tiradentes, os parques da capital dos paulistas receberam milhares de visitantes. Com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, o Parque do Ibirapuera, o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo, recebe nos feriados e finais de semana milhares de visitantes. Por conta disso, a quantidade de lixo aumento nessas datas.

Encerradas as comemorações da Páscoa, que ocorreram no último domingo (24), esperava-se que o entorno do Parque do Ibirapuera estivesse limpo nas primeiras horas da semana. Mas não foi exatamente isso que aconteceu no principal cartão postal da cidade, o Monumento às Bandeiras, do escultor Victor Brecheret, obra que serve como cartão de boas vindas do Ibirapuera. Na manhã desta quarta-feira (27), a reportagem do ucho.info flagrou um amontoado de lixo que permanece no mesmo local desde o final de semana.

Em um país minimamente sério e com administradores razoavelmente responsáveis, Gilberto Kassab pelo menos já teria enfrentado uma carraspana dos munícipes. Mas isso dificilmente acontecerá, pois o povo, que desconhece os seus direitos, é acomodado, enquanto a soberba de Kassab o transforma em um ser inatingível. E há quem garanta que o Brasil tem todas as condições de sediar a Copa do Mundo. Enfim…