Última obra visitada por Lula da Silva, entre o Ceará e a Paraíba, desaba parcialmente

(*) Antônio Vicelmo, do site do Diário do Nordeste

Mais um entrave nas obras de transposição do Rio São Francisco entre os estados do CE e PB. O túnel Cuncas I, que une os dois Estados, com 15 quilômetros de extensão, desabou parcialmente. Operários que trabalham na perfuração tiveram um susto quando parte do teto da obra ruiu. O túnel liga os municípios de Mauriti (CE, 491 Km de Fortaleza), com São José de Piranhas (PB).

Os construtores tentaram abafar o caso ocorrido na última quinta-feira (21). Mas a notícia terminou vazando. De acordo com o jornalista Alex Gonçalves, do Radar Sertanejo, os fiscais não permitiram a entrada de repórteres para fotografar nem fazer reportagens.

Um operário contou que os trabalhadores ouviram um barulho e saíram correndo de dentro do túnel. Minutos depois, um bloco de pedras desabou em cima de algumas máquinas. Os operários reclamam da falta de segurança na obra.

No fim da tarde de ontem, a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional, divulgou nota, informando que “o deslizamento de solo na entrada do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo Norte, localizado no município de Mauriti, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, aconteceu devido à consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”. A nota adverte que, nas escavações de túneis em solo, “podem ocorrer imprevistos geológicos que induzem a ruptura de teto, acarretando, assim, o desprendimento da terra”. Nesses casos, geralmente é feito o preenchimento do solo da região afetada e, em seguida, retomado o serviço de escavação.

A Assessoria de Imprensa informa que todas as atividades são monitoradas para garantir a segurança dos trabalhadores. “Ressaltamos, portanto, que não houve qualquer dano físico entre os trabalhadores”.

O Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução do trecho, suspendeu as atividades para novas análises. Depois de concluídos, ações serão implementadas visando a regularização do serviço.