Waldir Maranhão é indicado vice-líder do governo na Câmara dos Deputados

Homem de confiança – O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) foi confirmado vice-líder da bancada do governo na Câmara dos Deputados. O parlamentar terá a função de auxiliar o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), na defesa dos interesses do Palácio do Planalto nas votações nas comissões e no plenário da Casa legislativa. Os vice-líderes substituem os líderes nas atividades de plenário e também representam as lideranças nas comissões.

“Essa indicação que tem o aval do Palácio do Planalto amplia as minhas responsabilidades no Parlamento. Tenho também de admitir que será uma honra defender os interesses da administração da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou o deputado.

Waldir Maranhão se integra a outros nove vice-líderes anunciados no início do mês. Entre eles estão os deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Luciano castro (PR-RR), cujas indicações foram publicadas no Diário Oficial da União há alguns dias. O deputado do Maranhão está no seu segundo mandato parlamentar, depois de ocupar por duas vezes a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A ampliação do número de vice-líderes atende ao projeto de resolução 16/11, promulgado pelo plenário da Câmara. Os vice-líderes governistas passam de cinco para dez, e os da Minoria, de três para seis. De autoria dos líderes do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e da Minoria, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), o projeto passou por cerca de quinze rodadas de negociações, prevalecendo a redação dada pela primeira vice-presidente da Mesa Diretora, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

Segundo os autores do projeto, o volume dos trabalhos na Câmara dos Deputados tem crescido a cada legislatura (cerca de sete mil projetos entre 2003 a 2007, e cerca de oito mil de 2007 a 2011). A esse número, argumentam os autores, somam-se as medidas provisórias, os projetos de decreto legislativo e as propostas de emenda à Constituição.

O Regimento Interno permite a indicação de um vice-líder para cada quatro deputados da bancada. Assim, ao ser usado o número de representantes da bancada nas eleições, se um determinado partido perder deputados ficará assegurado o número de vice-líderes originalmente calculado.