Fim de linha – Maior cidade brasileira e capital do mais importante e rico estado do País, São Paulo está há mais de 24 horas sem acesso à rede mundial de computadores. A situação é provocada por um problema técnico que a Telefônica se empenha, sem sucesso, para solucionar.
Desde o começo da tarde de domingo (1) os internautas que dependem da Telefônica para ter acesso à internet estão absolutamente ilhados e perdidos, pois a empresa se limita a divulgar mensagem de que existem problemas de acesso e navegação na rede e que os mesmos estão sendo solucionados.
O problema, que inicialmente estava limitado à capital dos paulistas, se propagou por todo o estado, causando prejuízos monumentais a empresas e profissionais das mais distintas áreas. Quem buscou formas alternativas de acesso à rede mundial de computadores também encontrou problemas, pois a migração de usuários para outras modalidades de conexão acabaram provocando um enorme congestionamento cibernético.
Desde quando os jornalistas do ucho.info afirmaram que o País não tem qualquer condição para sediar eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, muitos palacianos afirmaram que torcemos contra o Brasil. Na verdade, seguindo à regra o que manda o bom jornalismo, apenas exercitamos diariamente a coerência e lógica, pois contra fatos não há argumentos.
Não é difícil imaginar o que pode acontecer com as notícias da Copa de 2014 se a Telefônica foi alvo de nova pane no sistema de acesso à internet. Na próxima conta, por certo a Telefônica creditará ao usuário o valor pró-rata dos dias em que a internet ficou inacessível, sem se preocupar com os prejuízos causados a cada um dos que confiaram à empresa o acesso à rede mundial de computadores.