Relator divulga novo texto sobre Código Florestal; ucho.info divulgará o substitutivo

Adiamento – Daqui a pouco, o relator do texto do novo Código Florestal Brasileiro, deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), divulga o conteúdo de seu relatório. A apresentação será feita na liderança da bancada do seu partido. Aldo disse na semana passada que iria aproveitar sugestões do governo ao texto para reduzir as divergências especialmente com os ambientalistas. Para a bancada do agronegócio, há um consenso de 98% sobre as modificações apresentadas.

O substitutivo ao projeto de lei deverá ser votado na quarta-feira à noite, mas a partir de amanhã a Câmara dos Deputados vai funcionar com esquema especial de segurança para evitar tumultos.

O texto a ser liberado pelo parlamentar estará sendo disponibilizado pelo ucho.info para consultas dos internautas. O tema da renovação do conteúdo do Código Florestal mexe com interesses variados, inclusive com a ocupação urbana nas cidades brasileiras. O texto também envolve questões como plantio, área plantada, preservação de áreas degradadas e também áreas de proteção ambiental.

Na manhã desta segunda-feira (2), o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) afirmou que conversou na sexta-feira passada com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Segundo ele, a ministra ainda não teve acesso ao texto e por isso é favorável ao adiamento da votação. “Não se pode aprovar a toque de caixa, senão alguém vai levar uma rasteira”.

A ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva, também defendeu o adiamento da votação na Câmara. Em vídeo postado pela sua assessoria há pouco no YouTube, Marina citou estudo que teriam sido feitos por cientistas de que haveria prejuízos se o projeto de Aldo Rebelo fosse aprovado como está.