Chamado de “idiota” por Lula, secretário-geral da FIFA exclui São Paulo da Copa das Confederações

Bola preta – Certa feita, Jérome Valcke, secretário-geral da FIFA, externou sua preocupação com a situação dos aeroportos brasileiros, que continuam sem condições de receber os turistas que por aqui circularão durante a Copa de 2014. Foi o suficiente para que o então presidente Luiz Inácio da Silva acionasse a sua diplomacia (sic) e chamasse Valcke indiretamente de “idiota”. Lula foi genérico ao balbuciar a ofensa, mas o recado teve endereço absolutamente certo.

Para quem acreditou que o messiânico Lula estava correto, Jérôme Valcke deu mostras na quarta-feira (11) que sua preocupação não foi em vão. Dos empacados aeroportos as críticas de Valcke adentraram aos estádios que receberão as partidas do mais badalado certame futebolístico do planeta.

Para a Copa das Confederações, que acontecerá em julho de 2013, a cidade de São Paulo não receberá jogos da competição que é considerada um preâmbulo da Copa do Mundo. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, foi vetado e o Itaquerão, do Corinthians, não ficará pronto a tempo. Sempre lembrando que Dilma Rousseff fixou o mês de abril como prazo limite para que as obras do novo estádio do alvinegro paulistano começassem, mas até agora nada aconteceu.

Outra cidade que pode ficar fora da Copa das Confederações é o Rio de Janeiro, cujo prefeito, o boquirroto Eduardo Paes, disse que daria uma “chinelada na paulistada”. Jérôme Valcke acredita que as obras da reforma do Estádio Mário Filho, o Maracanã, não estarão concluídas ates meados de 2013.

Quando os jornalistas do ucho.info afirmaram que o País não tinha qualquer condição para sediar eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo, o presidente Lula disse que nós torcemos contra o Brasil. Não se trata de torcer contra, mas de ser realista e fazer da coerência a cartilha do cotidiano. Todo o imbróglio que ronda a Copa do Mundo de 2014 mostra que Luiz Inácio da Silva passou oito anos seguidos enganando a opinião pública, sempre a bordo de anúncios pirotécnicos e projetos ufanistas.