PPS rompe com PSB e lança deputada como pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte

Vagão nos trilhos – Assim como fez o PCdoB, que lançou com larga antecedência a deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador, o PPS também não quer perder tempo para ter alguma vantagem nas eleições municipais do próximo ano. Em Belo Horizonte, o partido lançou como pré-candidata a deputada estadual Luzia Ferreira.

A executiva afastou de forma definitiva a hipótese de se repetir o que aconteceu em 2008, quando a legenda apoiou de maneira informal a eleição do atual prefeito Marcio Lacerda (PSB). Os neocomunistas também decidiram se movimentar em Rondonópolis. O pré-candidato é o presidente do diretório estadual, Percival Muniz, cuja festa de lançamento da candidatura está prevista para o dia 13 de junho.

Luzia, que já presidiu a Câmara Municipal de Belo Horizonte, afirmou que vem ouvindo em diversos setores da sociedade manifestações de apoio à sua possível candidatura. Segundo a assessoria de imprensa da bancada do partido na Câmara, a socialista se colocou à disposição do partido para seguir construindo este debate e buscando o diálogo com outras forças do campo progressista com atuação na cidade.

Freire afirmou que a falta de identidade dos partidos, resultado do afastamento das questões programáticas nos principais debates que se fazem no país, pode levar o Brasil a um profundo esvaziamento ideológico não apenas em seus espaços políticos, mas principalmente na sociedade.

Os partidos com sede em Salvador, Rondonópolis e Belo Horizonte não são os únicos a antecipar a corrida às prefeituras. Na maior cidade brasileira o processo também já aconteceu, com a movimentação de Gilberto Kassab (PSD) e as articulações com o PT. No PMDB, o deputado federal Gabriel Chalita deverá ser o nome referendado pela convenção daqui a um ano. Foi o que confirmou o presidente licenciado da executiva nacional, o vice-presidente Michel Temer.