Delegações – Os cavalos que ingressarem no Brasil para participar das provas hípicas da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares serão inspecionados por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O órgão é responsável por fiscalizar a entrada e a circulação dos animais que competem em todos os eventos esportivos no país, bem como a entrada dos alimentos e medicamentos necessários a eles.
Uma equipe de 30 fiscais vai receber os animais nos pontos de ingresso e monitorá-los durante a realização do evento. Segundo a fiscal federal do Sistema de Vigilância Internacional do Ministério da Agricultura Mirela Eidt, o monitoramento dos animais será realizado diariamente. “Os fiscais realizarão inspeções diárias para atestar a sanidade dos animais”, ressaltou a fiscal federal.
As delegações estrangeiras serão informadas das fiscalizações a que estarão sujeitas, por meio de comunicados do Ministério da Defesa. Após a chegada ao Brasil, os equinos devem ser apresentados aos fiscais do Mapa, que realizarão os procedimentos necessários de sanidade nos animais. Caso algum cavalo apresente sintoma de doença, será encaminhado para um local de isolamento, onde ficará em observação. Nesse período, os fiscais adotarão as medidas sanitárias necessárias.