Articulações do PMDB em favor de Ferraço começam com eleições municipais no Espírito Santo

(*) Marcos Rosetti, da Agência Congresso –

O PMDB vai tentar voltar a comandar o governo do Espírito em 2014. Os arranjos que o partido vem fazendo em diversos municípios para as eleições de 2012 são para pavimentar o caminho do partido para 2014. A idéia é que o senador Ricardo Ferraço dispute o governo com apoio do ex-governador Paulo Hartung, candidato a senador daqui a quatro anos.

Salvo graves acidentes de percurso, será difícil Ferraço tomar o governo de Renato Casagrande (PSB), que hoje conta com apoio dos peemedebistas. Mas mesmo perdendo a disputada de 2014, Ferraço se cacifa como nova liderança política no estado. A única pedra no caminho do PMDB de Hartung é a deputada federal Rose de Freitas, vice-presidente da Câmara, hoje a principal liderança política do PMDB no Espírito Santo.

Ela convive bem com o atual presidente da sigla no estado, deputado federal Lelo Coimbra, e com o senador Ferraço. Mas não confia em Hartung. Rose é candidata ao Senado em 2014, candidatura que gostaria de ter viabilizado em 2010, se Hartung não tivesse vetado seu nome. Agora ele ameaça de novo o projeto dela.

De qualquer forma, as ações do PMDB de Hartung caminham para o rompimento com o governo Casagrande, e proximidade com partidos periféricos tipo o PR do senador Magno Malta.

Veja o que disse o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), pai do senador, em reunião em Cachoeiro, sexta dia 17/6. “Temos todas as chances de apoiar um outro nome, surgido de um entendimento entre o meu partido, o PMDB e o PR, do senador Magno Malta”. Ele se referia à eleição em Cachoeiro do Itapemirim.

A chapa Ferraço para governador e Hartung para senador, em 2014, tem o integral apoio do DEM. No ES, até nas propagandas eleitorais na TV, o DEM reverencia a imagem de Hartung como seu líder maior. O presidente do DEM, deputado Rodney Miranda, ex-secretário de Segurança de Hartung, não esquece o mestre e criador. (M. Rosetti)