Deputados federais podem fazer festas juninas beneficentes por estados

Projeto em construção – A partir do próximo ano, as bancadas dos estados com assento na Câmara dos Deputados poderão adotar uma ideia que começou a ser construída nesta semana. O projeto de uma festa junina por estado, com fins beneficentes, surgiu com o “Arraial do Maranhão”, promovido pela primeira vez na capital federal pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

A confraternização de deputados e servidores públicos, especialmente de maranhenses, aconteceu na terça-feira (29), na Associação dos Servidores da Câmara, em Brasília. Lá estiveram parlamentares do Maranhão, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Paraná.

“A possibilidade de um rodízio entre os estados surgiu depois que percebemos que podemos conciliar o lazer numa festa significativa, como o São João, com uma promoção social”, comenta Waldir Maranhão.

O deputado promete uma nova festa em 2012, mas explica que não poderá ser o Maranhão o motivo do evento junino. “Há um sentimento de representarmos o Brasil, pois foi uma lição que tiramos na terça”, explicou.

Na festa junina desta semana, a grande estrela foi o cantor multimídia Roberto Ricci. Cego desde pequeno, Roberto surpreendeu ao executar todo um grupo de matraca (instrumento de madeira característico no boi-bumbá do Maranhão) no violão. Ele também executou e cantou músicas tipicamente do regionalismo maranhense.