Secretaria da Saúde – A Polícia do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira (1º) uma operação para cumprir 31 mandados de prisão, com o objetivo de desarticular esquema de desvio de dinheiro público por meio de funcionários “fantasmas”. Em cerca de quatro meses, o esquema teria causado um prejuízo de mais de R$ 200 mil aos cofres públicos do Estado.
A fraude funcionava dentro da Secretaria Estadual de Saúde, onde servidores públicos inseriam nomes desses “funcionários” na folha de pagamento. A própria Secretaria de Saúde teria detectado a fraude ao observar que 44 pessoas incluídas na folha de pagamento não eram funcionárias do estado e não exerciam qualquer função dentro da secretaria.
Entre os acusados estão duas servidoras terceirizadas da secretaria, que usavam sua senha no sistema de gestão de recursos humanos para incluir os nomes indevidamente. Também há mandados de prisão contra o companheiro de uma delas e 28 pessoas incluídas no sistema como “funcionários fantasmas”. As informações são da “Agência Brasil”.