Brasília acelera obras do Estádio Nacional para a Copa, mas pressa já provoca ciumeira política

Antibomba – O governo do Distrito Federal e as empreiteiras contratadas pretendem antecipar em dois meses a entrega do Estádio Nacional de Brasília. Na visita que autoridades fizeram nesta segunda-feira às obras, engenheiros informaram que um terço do cronograma já está cumprido. Cerca de 1,9 mil operários trabalham em dois turnos, das 7 da manhã às 23 horas.

Tanta pressa tem o objetivo de fazer do estádio de Brasília a sede da abertura da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Tanto entusiasmo já provoca inquietações políticas dentro do próprio governo Dilma Rousseff. É que as obras do Maracanã estão bem atrasadas. Não bastasse isso, poderá sofrer atrasos por conta de fortes suspeitas de superfaturamento.

Em São Paulo, outra cidade que poderia abrir a Copa de 2014, as obras do “Itaquerão” sequer iniciaram. Como se sabe, contra a matemática e a engenharia, não há discurso capaz de mudar a realidade dos fatos.

Além das autoridades, o canteiro de obras do futuro Estádio Nacional de Brasília recebeu a vistoria antibomba. Cerca de 90 pessoas, entre policiais federais, civis e militares, bombeiros e funcionários da Defesa Civil do Distrito Federal (DF), participaram da operação, que contou com robôs simuladores, cães farejadores e instrumentos de última geração para a detecção de explosivos.

Apesar de ser apenas um teste piloto com o objetivo de checar os procedimentos mais adequados nos estádios para ações de identificação e inutilização de artefatos explosivos, a vistoria pretende garantir que nenhuma bomba seja instalada no interior de estruturas, a fim de ser acionada posteriormente.

As autoridades puderam conhecer também alguns equipamentos como o Rapid ID, utilizado para a identificação de pessoas com antecedentes criminais, por meio das impressões digitais. De acordo com papiloscopistas da PF, o equipamento, que já está sendo usado para cadastrar os operários da obra, será utilizado também durante o evento esportivo para identificar os turistas procurados pela Interpol (polícia internacional). (Ilustração: Mário Alberto)