Aumenta o número de deputados federais candidatos a ministro do Tribunal de Contas da União

Mobilizados – A vaga vitalícia no Tribunal de Contas da União (TCU), com salário de R$ 26 mil, encheu os olhos de dois deputados federais baianos: Sérgio Carneiro (PT) e Sérgio Brito (PSC). A sucessão do ministro Ubiratan Aguiar, que se aposentou, mobiliza os bastidores da Câmara

Há pelo menos treze parlamentares federais que já manifestaram interesse pelo cargo. Entre os pré-candidatos estão Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que alega ser cedo para se aposentar da vida política; Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; Jovair Arantes (PTB-GO), Milton Monti (PR-SP) e Júlio César Lima (DEM-PI).

O Partido Social Cristão (PSC) oficializou o nome do deputado federal Sérgio Brito como candidato à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Pereira, e o líder da bancada de dezenove deputados, Ratinho Júnior, anunciaram “total apoio” à candidatura.

A nomeação dos ministros é realizada através de um rodízio entre 1/3 para o Senado, 1/3 para a Câmara e 1/3 para a Presidência da República. Como a vaga em jogo é da cota da Câmara, caberá aos deputados federais escolher o novo membro da Corte. O dia da eleição secreta ainda não foi definido pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), mas deve ser decidido no reinício dos trabalhos legislativos, em agosto.

O jornalista Rafael Rodrigues, do “Bahia Notícias”, explica que Sérgio Brito conta com a força da legenda junto à bancada evangélica para somar mais 74 adesões. “Eles costumam seguir a recomendação da Igreja”, destaca. Já o petista, que é suplente na vaga do secretário Zezéu Ribeiro (Seplan), acredita que a interferência governista pode pesar a seu favor. Ele já teria conseguido reunir as 56 assinaturas da bancada petista.