Líder democrata no Senado dos EUA, Harry Reid diz que aceita acordo sobre dívida com republicanos

(Associated Press)
Bandeira branca – Nos Estados Unidos, o Partido Democrata, ao qual é filiado o presidente Barack Obama, deu um passo na direção de um acordo sobre o aumento do teto da dívida pública norte-americana, que pela lei vigente não pode ultrapassar a marca de US$ 14,3 trilhões. Líder da Maioria no Senado, o democrata Harry Reid declarou apoio a um acordo que evite que o Tesouro daquele país fique sem recursos, a partir da próxima quarta-feira (2), para honrar os compromissos do governo federal.

“O senador Reid aceitou um acordo sobre o teto da dívida, pendente de aprovação do bloco”, declarou Adam Jentleson em comunicado. Com esse anúncio, Harry Reid foi o primeiro dos quatro líderes no Congresso a defender uma saída de consenso para acabar com a crise da dívida ianque. A proposta que agora passa a ser avaliada foi elaborada pelo presidente Obama, integrantes do Partido Democrata e adversários republicanos.

Na tarde deste domingo (31), o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse que ambos os partidos estavam “muito perto” de um acordo que elevaria o teto da dívida dos EUA em US$ 3 trilhões. A sinalização surgiu após uma conversa com o vice-presidente Joe Biden. Horas antes, o Senado derrubou, por 50 votos a favor e 49 contra (o mínimo necessário era 60 votos), uma proposta apresentada pelo senador Harry Reid,