Alvo da “Caixa de Pandora”, José Roberto Arruda opera nos bastidores para retornar à cena política

(Sérgio Lima - Folha Imagem)
Tudo outra vez – O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, cassado pela Justiça Eleitoral após o desmonte de seu governo, provocado pela operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, começa a ensaiar seu retorno à vida política. Recentemente, Arruda obteve uma grande vitória ao ter as contas de sua gestão aprovadas pelo Tribunal de Contas do DF. Do contrário, estaria automaticamente inelegível. Contudo, resta-lhe, ainda, superar as restrições impostas pela chamada “Lei da Ficha Limpa”. Mas tal assunto não parece preocupá-lo.

Desde meados do ano passado, José Roberto Arruda tem feito reuniões com seus antigos apoiadores, demonstrando interesse em uma possível disputa por mandato parlamentar, na Câmara Legislativa ou Federal.

Na mesma linha, o ex-governador já manteve encontros reservados com deputados distritais, líderes de partidos, senadores e deputados federais, sondando caminhos que poderia utilizar para obter um novo mandato. Nessas conversas ele tem se mostrado humilde e disposto a renascer das cinzas, a exemplo do que aconteceu quando ele, líder do governo FHC no Senado, foi obrigado a renunciar ao mandato por envolvimento na violação do painel de votações da Casa, em 2001. Com estratégia semelhante à que desenvolve agora, Arruda candidatou-se a deputado federal, elegendo-se como o mais votado no País proporcionalmente.

Com isso, o ex-governador mostra que aprendeu muito com seu criador e atual inimigo, Joaquim Roriz (PSC), que já se coloca como pré-candidato à prefeitura de Luziânia, município da Região do Entorno do DF, distante 70 quilômetros de Brasília. Não causará espanto se ambos voltarem a integrar a mesma corja, como sempre fizeram.