Propinoduto planaltino – O Senado realiza nesta quarta-feira (10) a primeira audiência pública para ouvir titulares de ministérios alvo de denúncias. Às 12 horas, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), será ouvido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A reunião foi motivada por reportagem da revista “Veja” sobre a ação de lobista que praticava fraudes dentro do ministério. Milton Ortolan, então secretário-executivo da pasta, pediu demissão no último final de semana. A audiência atende a requerimento específico do líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR).
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve ouvir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Há um requerimento, aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para que a audiência com Lupi seja conjunta com a CMA e que ele explique as acusações de desvio de verbas da pasta. Se a CAS aprovar solicitação semelhante, poderá ocorrer a audiência conjunta.
Na terça-feira (9), o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) também solicitou audiência com Lupi, mas para explicar as denúncias, veiculadas no ¬Correio Braziliense, de que entidades de fachada investigadas pela Polícia Federal teriam recebido R$ 11,5 milhões do ministério.
Ainda em data a ser marcada, a CMA ouvirá os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e das Cidades, Mário Negromonte. O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, também será ouvido. O ministro dos Transportes será a prestar depoimento na Comissão de Serviços de Infraestrutura sobre as denúncias que levaram à queda, em julho, do então titular da pasta, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM), de quem foi secretário executivo.
Para esclarecer denúncias sobre recursos liberados pelo Ministério das Cidades para obras consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram apresentados dois requerimentos de convocação de Negromonte. Audiência conjunta da CAS e da CMA está prevista para hoje, para ouvir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Entre os assuntos a ser debatidos, estão as acusações de que verbas repassadas por sua pasta estariam sendo desviadas por entidades-fantasma.
A CAS já havia aprovado, na semana passada, solicitação de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para que Lupi apresente e debata as políticas do governo para o Polo Industrial de Manaus, além das diretrizes e dos programas do ministério a serem executados nos próximos dois anos. Com informações da “Agência Senado”.