Governo do DF garante que obras do VLP serão realizadas neste ano entre Gama e Santa Maria

Meio bilhão – Com o objetivo de oferecer transporte rápido e de qualidade à população, o governador Agnelo Queiroz (PT) autorizou, ontem (25), o início das obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP). Inicialmente, o transporte fará a ligação entre as regiões administrativas do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. A expectativa, segundo o governador, é que as obras, orçadas em R$ 530 milhões, sejam concluídas em um ano e meio.

“Com isso, teremos um transporte mais seguro, rápido, confortável, semelhante ao metrô, com paradas pontuais. Acreditamos que, no horário de pico, transportaremos até 20 mil pessoas por hora”, esclarece Agnelo. Segundo o governador, o percurso médio, que hoje é de uma hora e quarenta minutos, será reduzido pela metade. “Isso dará ao brasiliense mais tempo com a família. Não podemos conviver com a situação de que o trabalhador perca
quatro horas do seu tempo assim”, argumenta Agnelo.

Quando concluído, o VLP beneficiará em torno de 600 mil usuários do transporte público. “Hoje, o DF conta com um Plano Diretor de Transporte Público já aprovado e que norteia nossas ações. Faremos outras intervenções para garantir um transporte melhor. Inclusive, outras corredores exclusivos na parte norte do DF, ligando Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto; e no final de Ceilândia. Essas, são as grandes artérias por onde há o maior deslocamento de pessoas”, afirma o governador.

Posteriormente, segundo Agnelo, será feita uma licitação para definir o custo das passagens do VLP. “Nessa parte de preços, com a retomada da Fácil, conseguimos trazer a gestão do sistema público para o setor público. Temos as informações e poderemos discutir a questão das tarifas. Já estamos fazendo um estudo sobre isso”, afirmou. Ele disse ainda que a licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será aberta em breve, mas não divulgou data. Com informações da “Agência Brasília” e do “Jornal de Brasília”.