(*) Carlo Iberê, do CineLux –
A mostra Cinema em Construção, que ocorre dentro do tradicional Festival de San Sebastián, Espanha, selecionou seis latino-americanos para participar da conferência, que será realizada em 20 e 21 de setembro.
O Brasil estará representado por “Era uma vez Verônica”, de Marcelo Gomes, já conhecido no Festival de San Sebastian por “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), dentro da mostra Horizontes Latinos.
“Infancia Clandestina”, de Benjamin Avila, representa a Argentina. “Joven & Alocada”, de Marialy Rivas, o Chile, “Un Mundo Secreto”, de Gabriel Marinõ, México. “La Playa” do colombiano Juan Andrés Arango e “7 Cajas” dos paraguaios Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori fecham a mostra.
Cinema em Construção é um programa de ajuda e incentivo aos latino-americanos, ocorrendo a cada dois anos e distribuindo 20 diferentes prêmios, entre eles um polpudo cheque de 10 mil euros e o compromisso da Technicolor Entertainment Services, dos EUA, de imprimir o vencedor em 35mm com legendas em inglês.
Os selecionados também entram no circuito internacional do Instituto Cervantes, a representação cultural do governo espanhol espalhada em diversos países. O Festival acontece entre 16 e 24 de setembro.