PMDB reúne assinaturas para votar Emenda 29 e ameaça obstruir votação na Câmara dos Deputados

(*) Carlos Augusto, especial para o ucho.info –

Osmar Gasparini Terra, o médico gaúcho que se elegeu deputado federal pelo PMDB, é o protagonista do mais novo drama grego que envolve o governo Dilma Rousseff. Ele já conseguiu recolher 62 das 80 possíveis assinaturas de apoiamento dentro do seu partido que acabarão por levar a Mesa Diretora da Câmara a inserir na pauta de votação a Emenda 29, que assegura os recursos mínimos (leia-se investimentos) para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde em todo o País.

O parlamentar, que está no segundo mandato, vem sendo “assessorado” por uma raposa peemedebista e colega de profissão: Darcísio Paulo Perondi, na Câmara desde 1995. Osmar Terra descarregou a sua ira: “Já chega. Não vamos esperar mais. Se a questão dos recursos da saúde não for prioridade para a presidência da Câmara o PMDB entrará em obstrução. Nada mais será votado. Acabou o ano”.

Só que os disparos da bancada do PMDB contra a Mesa Diretora poderão atingir com muito mais vigor o Executivo: a área econômica de Dilma sente contração involuntária dos músculos ( pode-se dizer políticos) quando ouve algum ente manifestar interesse em aumentar as despesas. E quando os calafrios são provocados por um ente chamado PMDB a sensação é de pavor.

Insatisfeito, o partido mais articulado do Congresso pode tomar o caminho que fatalmente desembocará na lista de assinaturas a favor da instalação da CPI da Corrupção. E o político Osmar Terra aproveita o momento para avisar que não haverá meio.

O político Osmar Terra não quer saber de meio termo: “Ou votamos a emenda 29 ou o PMDB vai obstruir tudo que é votação”.