Três etapas – Nesta terça-feira (30), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o pedido de financiamento para as obras do Mineirão para a Copa do Mundo de 2014. A linha de crédito, estipulada no valor de R$ 400 milhões, será liberada para a empresa Minas Arena, responsável pelo estádio, e posteriormente à administração da arena pelos próximos 25 anos.
“Foi mais uma demonstração de credibilidade ao projeto, de confiança na viabilidade financeira da obra do Mineirão”, afirmou Ricardo Barra, presidente da Minas Arena, de acordo com a “GazetaEsportiva.net”. Nos próximos 30 dias será negociado entre o BNDES e a Minas Arena o contrato, no qual ficará definido o valor de cada parcela a ser repassada à empresa.
A revitalização do Mineirão foi programada para ser definida em três fases. Na primeira delas, de 25 de janeiro a junho de 2010, foram feitos reparos estruturais das vigas de sustentação do estádio. Na segunda etapa, de 26 de junho a 20 de dezembro, foi realizada a demolição de parte da arquibancada inferior e da geral, além de rebaixamento do gramado em 3.4 metros.
Já a terceira e última etapa teve início em 22 de dezembro de 2010 e será finalizada até 20 de dezembro de 2012. Para viabilizar a etapa, orçada em R$ 654 milhões, o Governo de Minas Gerais optou pelo modelo da gestão compartilhada. A empresa Minas Arena conduz a obra e terá direito a operar o estádio por 25 anos.