Dieese informa que taxa de desemprego no DF fica em 12,4% no mês de julho

Taxa de participação – A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) referente ao mês de julho, divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), identificou uma queda na taxa de desemprego no DF. O percentual da População Economicamente Ativa (PEA) que está sem emprego ficou em 12,4%, uma variação negativa de 0,3% em relação ao mês anterior, quando o índice ficou em 12,7%.

Este número se deve às 4 mil pessoas que entraram no mercado de trabalho e mais mil que conseguiram alguma ocupação. Isso significa que 173 mil brasiliense estão desempregados, 5 mil a menos do que o verificado no mês de junho.

Em julho, a taxa de participação – que é a relação entre a PEA e a População em Idade Ativa (PIA) e indica a proporção de pessoas com dez anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho – caiu de 63% para 62,6%.

A desigualdade diminuiu no período de 12 meses. Entre os 25% mais pobres, o aumento foi de 9,3% no rendimento médio, enquanto os 25% mais ricos tiveram uma diminuição de 5,9%.

O desempenho positivo da construção civil, que gerou mil postos de trabalho; da administração pública, com 2 mil postos e os outros setores que, somados, ocuparam mil vagas, fizeram com que o nível ocupacional do Distrito Federal permanecesse estável em julho. Com informações da Codeplan e do “Correio Braziliense”.