Os nomes – Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (2), o governo do Distrito Federal confirmou a exoneração da professora Regina Vinhaes da secretaria da Educação, anunciada ontem. A nota anuncia que o substituto é o professor Denilson Bento da Costa. E anuncia o novo secretário da Administração.
O texto distribuído pela Secretaria de Comunicação afirma que “Regina foi grande colaboradora”, mas Agnelo Queiroz reafirma a sua prerrogativa de escolher seu secretariado, “não se baseando por quaisquer pressões políticas. Pelo contrário, sempre diante de especulações e tentativas de pressão, não permitiu que estas interferissem na sua convicção”.
O novo secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, ocupava a Secretaria de Administração Pública. Nascido há 42 anos em Brasília, ele é servidor de carreira da Secretaria de Educação. Formado em História, especializou-se em Ciências Políticas e Sociais e militou no Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), onde chegou a ser diretor. Atuou também como secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Quem assume a Secretaria de Administração Pública é Wilmar Lacerda, que até então atuava como chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos do GDF. Baiano de Cotegipe, em 51 anos e é funcionário de carreira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Wilmar Lacerda é primeiro suplente do senador Cristovam Buarque.