Chuva volta a castigar Santa Catarina, que já tem 14 municípios em estado de emergência

(Foto: Geice Corrêa)
Vai agravar – Doze municípios catarinenses estão em estado de emergência por causa das chuvas que atingem o estado. E a previsão é mais chuva forte para os próximos dias, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, as indústrias suspenderam o expediente. O rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, poderá chegar a 14 metros acima do leito normal na madrugada de sexta-feira (9).

Nas próximas 24 horas, o acumulado previsto de chuva deve ficar entre 70 e 100 milímetros em todas as regiões de Santa Catarina, podendo superar essa marca em algumas localidades. Além dos doze municípios que tiveram estado de emergência reconhecido pela Defesa Civil, mais 25 cidades já enviaram notificação preliminar de desastre, entre elas Blumenau, Camboriú e Brusque, na região do Vale do Itajaí, uma das mais atingidas pelas chuvas.

(Foto: Geice Corrêa)

Em todo o estado, 440 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, pelo menos 754 estão desalojadas. Rodovias federais e estaduais registram queda de barreiras e a Defesa Civil estadual alerta para o risco de trafegar na BR-470, BR-282, BR-280, BR-116 e BR-101, que cortam o estado.

(Foto: Geice Corrêa)