Seminário debaterá no sábado a situação juvenil negra, com enfoque na questão da violência

Penúltima etapa – A Secretaria Especial de Estado de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir) promove, no sábado (24), a Conferência Livre da Juventude Negra do Distrito Federal. O evento será realizado no Centro de Ensino Fundamental 404, de Samambaia Norte, por meio de uma parceria entre a Sepir e os movimentos sociais da juventude negra.

O objetivo é discutir ações de enfrentamento à mortalidade juvenil com recorte racial a partir da construção de políticas públicas de geração de renda, de educação e cultura, de forma a garantir a adolescentes e jovens negros e pardos o acesso, seguro e com igualdade de oportunidade, à vida adulta.

Entre os temas abordados estão assuntos como “Cotas na Universidade de Brasília” (UnB), “Promoção da Igualdade Racial” e “o Extermínio da Juventude Negra”. Este último terá ênfase no debate, já que segundo o documento Mapa da Violência 52% dos jovens vítimas de homicídio no DF são negros (5º colocado no ranking nacional), enquanto os brancos somam 10,2% (19º lugar entre todas as unidades da Federação).

Esta é a penúltima etapa antes da Conferência Distrital e contará com representantes das cidades de Samambaia, São Sebastião, Paranoá e Ceilândia. O próximo encontro será realizado no mês de outubro, em Ceilândia, quando será elaborado o documento final do evento temático e escolhidos os delegados que representarão negros e pardos na Conferência Distrital da Juventude Negra, marcada para novembro. As informações são da “Agência Brasília”.