DRU retardada – A falta de quorum na Câmara Federal protelou a abertura do período de dez sessões referentes à apresentação de emendas à Proposta de Emenda Constitucional que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU). Como é praxe na segunda-feira, a quantidade de parlamentares na Casa é bastante reduzida. Por volta das 14h30, ao menos 50 deputados registraram presença. Um a menos do que está registrado regimentalmente.
O deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) foi enérgico com o deputado Amaury Teixeira (PT-BA) para que não fosse aberta a sessão, uma vez que o quorum era insuficiente. Em seguida, começaram a aparecer deputados, mas já era tarde.
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) criticou a oposição que, além de não contribuir com o quórum, cobrou a não abertura da sessão. “Mais uma vez, em vez de contribuir com o debate, a oposição usa a obstrução”, reclamou.
A reincidência de falta de quorum corrobora para atrasar o calendário do governo. O projeto tem que ser aprovado até dezembro. Na semana passada, a base aliada correu na quinta-feira para instalar a comissão especial, mas as ausências na sexta passada e hoje tornaram o esforço inócuo, visto que somente a partir de amanhã o prazo para emendas deve ser aberto. Com informações do Estado online.