Arrastão do PSD já teria provocado a adesão de onze deputados federais da região Nordeste

Transferências menores – O líder informal da bancada do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), informou que a nova agremiação já tem contabilizados 11 deputados dos estados nordestinos, segundo informou há pouco a agência “Política Real”. O PSD pode nascer já na terceira posição, com 50 deputados, atrás do PT, do PMDB e do PSDB.

Caso o Democratas caia dos atuais 43 deputados para 28 deputados, na avaliação mais positiva para a legenda, o líder do partido perderá dois minutos dos 5 minutos que tem para discursar na sessão e terá de recorrer a deputados de outros partidos para pedir verificação de uma votação e exigir que os deputados registrem os votos no painel eletrônico.

Esse número pode ser ainda maior. Campos negocia o ingresso de outros dois deputados da região ao PSD. No total, o líder contabiliza 50 deputados. No Ceará ele crava como sendo da bancada do PSD, o nome do deputado Manoel Salviano (PSDB-CE), que explicou que ainda negocia sua saída do ninho tucano para ingresso na nova legenda.

Para Guilherme Campos, a Bahia é o Estado do Nordeste que mais terá deputados filiados ao PSD. Da boa terra, segundo ele, são do PSD cinco parlamentares. Dos vizinhos Bahia e Alagoas devem se filiar dois parlamentares e no Sergipe as negociações prosseguem para transferência de um deputado.

Nem deputado da Paraíba deve se filiar ao novo partido. Em Pernambuco, um deputado federal poderá ingressar no partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab. Do Rio Grande do Norte, Campos crava pelo menos um. Assim como no Maranhão. Do Piauí, dois deputados – já anunciados – Hugo Napoleão e Júlio César, confirmarão a tendência de saída do DEM e ingresso no PSD. Além do Ceará, onde Campos também deve conquistar pelo menos um parlamentar para suas fileiras.

O deputado federal Júlio César Lima, presidente regional do PSD no Piauí, informou que a criação do partido já tinha sido aprovada no plenário do TRE-PI, mas dependia do aval do TSE para passar a funcionar oficialmente como partido político.

O PSD do Piauí tem entre 1.500 e 2.000 filiados que são pretensos candidatos em 2012 aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O PSD nasceu no estado com mais de 15 prefeitos, 20 vice-prefeitos, 280 vereadores, três deputados estaduais, dois deputados federais, três suplentes de deputado estadual e quatro vereadores na capital.

Em Recife, segundo informou hoje site “Pernambuco.com”, o PSD garfou filiados do PPS e Democratas, atraindo, respectivamente, os vereadores do Recife Maré Malta e Romildo Gomes. Fisgou quadros do PT, a exemplo dos vereadores Neguinho Truká e Moacir Rocha, de Cabrobó, e recebeu gente até mesmo do PSB, do governador Eduardo Campos, como é o caso do ex-prefeito e presidente da Câmara de Floresta, Nego Novais

No Maranhão, de acordo com o que apurou a reportagem do ucho.info, dois deputados estaduais já estariam de malas prontas para o PSD. Um terceiro estaria em negociação. A maioria dos políticos locais sairia de partidos como o Democratas e o PP.