Michel Temer usa agenda oficial de presidente em exercício para resolver questões partidárias

Jogo político – Desde que assumiu interinamente a Presidência da República, no último final de semana, por conta da viagem internacional de Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente Michel Temer tem uma agitada agenda oficial. Presidente licenciado da maior sigla partidária do País, o PMDB, Temer tem dedicado seu tempo a receber parlamentares.

O objetivo é construir um patrimônio político capaz de enfrentar com desenvoltura o principal concorrente do PMDB nas eleições do próximo ano. Como o calendário de transferências e filiações de pré-candidatos a prefeituras termina no próximo sábado (7), as horas do dia têm sido poucas para tanto trabalho.

Somente nesta quarta-feira (5), Michel Temer tem agendadas quinze audiências com parlamentares de diferentes partidos. Ontem, foram quase 20 encontros de cunho político partidário. No final do dia, o vice-presidente recebeu o deputado goiano Sandro Mabel, que confirmou sua desfiliação do Partido da República para entrar no PMDB. Sandro, será o candidato do partido à prefeitura de Goiânia. A festa de filiação está programada para o dia 20.

Há pouco, o vice-presidente recebeu o senador mineiro Clésio Andrade, do PR. Clésio sonha em governar Minas Gerais e seria um importante aliado para desbancar o legado do senador Aécio Neves, do PSDB. Clésio foi vice-governador no primeiro mandato de governador de Aécio, mas se desentendeu. Agora, tem um projeto independente que pode ser concluído com uma candidatura própria ou vice-governador numa chapa a ser definida.

A atuação de Michel Temer segue uma estratégia que passa por 2012, mas aponta para 2014 nas eleições estaduais e presidenciais. Embora seja um partido de primeira hora na coligação com o PT, os peemedebistas não querem ficar reféns dos petistas.

Em São Paulo, por exemplo, Michel atuou decisivamente para garantir a pré-candidatura do deputado federal Gabriel Chalita, apesar dos apelos contrários do ex-presidente Lula da Silva. Tanto o PMDB como o PT querem acabar com a hegemonia dos tucanos na principal cidade brasileira.

Agenda desta quarta-feira (5) do vice-presidente

10h30
Clésio Andrade – Senador (PR-MG)
Antônio Andrade – Deputado Federal (PMDB-MG)

11h – Despachos Internos

15h
Domingos Neto – Deputado Federal (PSB-CE)
Domingos Filho – Vice-governador do Ceará (PMDB-CE)
Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar – Secretária de Turismo de Fortaleza (CE)

15h30
Adrian Ramos – Deputado Federal (PMDB-RJ)
Áureo Ribeiro – Deputado Federal (PRTB-RJ)
Marcelo Matos – Deputado Federal (PDT-RJ)

16h
Osmar Terra – Deputado Federal (PMDB-RS)
Elemar Lenz – Presidente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja)
Orlando Desconsi – Prefeito de Santa Rosa (RS)

16h30
André Puccinelli – Governador (PMDB/MS)

17h
Orlando Pessuti – Ex-governador do Paraná

17h30
André Zacharow – Deputado Federal (PMDB-PR)

18h
Edinho Araújo – Deputado Federal (PMDB-SP)