Leonardo Quintão aceita ser vice em chapa encabeçada pelo PT nas eleições municipais em BH

Lacerda favorito – O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) disse na quarta-feira (5) que até abril deverá ser escolhido o candidato da coligação do PT e do seu partido à prefeitura de Belo Horizonte. Quintão é pré-candidato, mas admitiu que aceita compor chapa como vice-prefeito com um petista. Tudo dependerá de pesquisas eleitorais que devem apontar o melhor candidato do grupo na opinião do eleitorado na fase de pré-campanha.

Quintão explicou ao ucho.info que há consultas pontuais no momento, mas sem a necessária complexidade que se exige em campanha desse porte. O deputado foi candidato à prefeitura da capital mineira há três anos e chegou a surpreender. Chegou como “zebra” na disputa local, mas teve desempenho muito bom nas urnas. Agora como pré-candidato já dispõe de uma assessoria de marketing para embalar seu nome junto aos eleitores.

No lado do PT há três postulantes à sucessão de Márcio Lacerda (PSB). São eles: o vice-prefeito Roberto Carvalho, o ex-prefeito Fernando Pimentel e o ex-ministro de Desenvolvimento Social Patrus Ananias. Os dois últimos se distanciaram da militância e do convívio político, mas de um modo geral os petistas querem distância do prefeito Márcio Lacerda, que flerta com o PSDB.

Nas eleições de 2008 o PSB e o PT andaram juntos, mas a chegada dos tucanos com o senador Aécio Neves no comando provocou rupturas. É com esse distanciamento que a alta cúpula do PMDB pensa em atrair os petistas descontentes. A estratégia foi assunto da conversa entre Leonardo Quintão e o senador Clésio Andrade, do Partido da República.

O senador, que pode sair do PR por conta de uma série de dificuldades internas, foi convidado a se filiar ao PMDB. O mesmo tema da conversa chegou ao gabinete do vice-presidente da República, Michel Temer, que tem se esforçado para montar uma plataforma capaz de ameaçar o favoritismo do prefeito Márcio Lacerda.