Para realização das obras, serão aplicadas duas compensações ambientais e florestais, da Construtora Villela e Carvalho e da Beira Lago Empreendimentos Imobiliários Ltda. Além disso, as obras terão também parceria com a Novacap e a Administração Regional de Sobradinho.
O local receberá diversas intervenções como: construção de estacionamentos, pistas de skate, ciclovias e coopervias, circuito de musculação, praça de convivência e instalação de nova sinalização. Ainda serão reformadas estruturas já existentes na unidade como a sede administrativa e o anfiteatro, as quadras de esporte e a substituição dos playgrounds, que serão trocados por equipamentos mais seguros.
O programa visa implantar os 68 parques ecológicos e as 22 unidades de conservação do Distrito Federal, de forma sustentável e com o apoio de instituições públicas e privadas. Para 2011, estão previstas a instalação de outras unidades prioritárias. As Compensações Ambientais e Florestais são mecanismos de retribuição financeira aos impactos sofridos pelo meio ambiente identificados no processo de licenciamento ambiental no momento da implantação de empreendimentos. As informações são da “Agência Brasília”.