Professores e auxiliares fazem paralisação de advertência para protestar contra o governo do DF

Três categorias – Depois dos policiais civis, que decidiram parar por três dias, duas novas paralisações afetaram diretamente os alunos das escolas públicas do Distrito Federal. Os professores e os auxiliares decidiram, em assembleia, cruzar os braços nesta terça-feira (18). É um protesto pelo não cumprimento por parte do governo do acordo firmado meses atrás. De acordo com informações do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do DF (SAE), a paralisação vai afetar os serviços de portaria, vigilância, secretaria e merenda por 24 horas.

Rita Torres, do sindicato dos professores, afirmou que aguardam uma resposta do governo há cinco meses. “Queremos a reestruturação do plano de carreira, reajuste do vale-alimentação, implementação do plano de saúde, contratação de concursados e ampliação da carga horária. Pontos que já discutimos e queremos solução”, diz.

Os professores votaram com o indicativo de greve hoje. De acordo com um dos diretores do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Cláudio Antunes, a categoria está apenas dar um recado ao governo da insatisfação com o não cumprimento do acordo. “Nos reunimos ontem e foi prometido uma reunião com o governo ainda hoje. Caso isso não seja feito, vamos paralisar quantas vezes for necessário”, afirma. Com informações do “Clica Brasília”.