Kassab aumenta multa para calçadas esburacadas em SP, mas ignora invasão de bares e restaurantes

Jogo duplo – Aproveitando que Gilberto Kassab (PSD) tem procurado os veículos midiáticos para destilar competência inexistente, a prefeitura da maior e mais rica cidade brasileira, São Paulo, decidiu aumentar o valor das multas para os donos de imóveis cujas calçadas estiverem esburacadas ou apresentando algum tipo de obstáculo à livre circulação do pedestre. As multas podem chegar a R$ 300 e o contribuinte, que não terá prazo algum para reparos, será autuado no momento da constatação do problema.

É preciso reconhecer que as calcadas paulistanas estão em situação caótica, mas Kassab deveria também dispensar atenção às ruas e avenidas da cidade, que cada vez mais se assemelham às da bombardeada Kandahar, no Afeganistão. Circular por algumas vias da capital paulista muitas vezes é tão emocionante quanto uma montanha-russa, tamanha é a quantidade de buracos, alguns históricos, sem contar os remendos que chegam a provocar vertigem por conta da altura.

A mais recente incursão da prefeitura na vida da cidade de São Paulo é uma nova lufada de populismo barato, pois durante anos a fio as calçadas permaneceram sem qualquer tipo de fiscalização. Resta saber se Gilberto Kassab, um oportunista competente, classificará como obstáculos ao pedestre as mesas e cadeiras que bares e restaurantes espalham pelas calçadas, obrigando muitas vezes o cidadão a caminhar pelas ruas, correndo o risco de ser facilmente atropelado.

Com essa medida, Kassab tem a grande chance de mostrar até que ponto chega a sua coragem como administrador público.