Provas do Enem podem ser anuladas por conta de treze questões idênticas aplicadas em simulado

Ação na Justiça – O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) encaminhou uma recomendação ao Ministério da Educação para a anulação do Enem 2011 em todo o Brasil. O procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade ao comprovar a existência de treze questões idênticas, “literalmente copiadas” de um simulado elaborado e distribuído entre os alunos do Colégio Christus, na cidade de Fortaleza, e encontradas nas provas do Enem.

As questões cujo conteúdo foi antecipado foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, números 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33 e 32; no 2º dia, prova amarela, 113, 180, 141, 173 e 154. De acordo com o Twitter do Colégio Christus, o acerto das questões utilizadas pelo Exame é algo normal.

Segundo o procurador Oscar Costa Filho, o problema se repete, apresentando novamente um caso de vazamento de provas. Sem necessidade de recorrer à Justiça, o MPF considera a importância de uma investigação por parte da Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que já há provas constituídas para determinar uma atitude do Ministério da Educação quanto à irregularidade, que não é mais pontual e atinge todos os inscritos no País. “É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados”, explica o procurador.