Policiais civis voltam ao trabalho depois de três dias de greve por salário e aumento de efetivo

Autonomia – Os policiais civis do Distrito Federal voltaram ao trabalho na manhã desta quinta-feira (27), após paralisação de três dias. O movimento foi deflagrado sob a alegação de que o governo do DF ainda não cumpriu o acordo feito em abril deste ano. A categoria reivindica reajuste salarial de 13%, plano de saúde, aumento do efetivo policial e a transformação do cargo de agente penitenciário em agente da Polícia Civil.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o governo do DF está trabalhando para cumprir o acordo. “Temos autonomia para decidir sobre o aumento salarial de 13%, mas a proposta ainda precisa passar pelos trâmites do governo federal.” Além disso, acrescentou Avelar, o governo do DF estuda elaborar um projeto lei, a ser enviado ao Legislativo local, propondo a criação de cerca de mais três mil cargos de policiais civis.

A Polícia Civil de Brasília é a mais bem paga do país. Um policial civil em início de carreira, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), recebe cerca de R$ 7 mil. Caso ganhem o reajuste de 13%, o salário deve passar para R$ 7.910. Com informações do “Jornal de Brasília” e “Clica Brasília”.