Governo afirma que Brasília está “preparada” para receber as competições internacionais de futebol

Vistoria – Terminou na tarde de domingo (6) a visita da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu) a Brasília, cidade candidata a sediar os Jogos Mundiais Universitários de Verão (Universíade), em 2017. A Fisu realizou, desde a última quinta-feira (3/11), vistoria na infraestrutura oferecida pela capital federal. Esta é última etapa da candidatura antes do anúncio da sede, marcado para o próximo dia 29.

“Essa vistoria é importante para assegurar que Brasília está trabalhando para se consolidar como sede de grandes competições. Em 2017, já teremos inserido a capital federal em um circuito internacional de eventos esportivos, como a abertura da Copa das Confederações (2013), da Copa do Mundo (2014), Copa América (2015) e os jogos das Olimpíadas (2016). A Universíade dará continuidade ao desenvolvimento social e econômico da capital federal potencializado por esses eventos”, afirma o governador Agnelo Queiroz.

“Brasília é uma cidade muito bem planejada e possui condições muito favoráveis, como boas instalações e o rápido deslocamento de um local para outro”, elogiou o representante do Japão na Fisu e presidente do comitê de vistoria, Hisato Igarashi. Ele lembrou que a única edição da Universíade no Hemisfério Sul foi realizada em 1963, em Porto Alegre (RS).

Igarashi explicou que esta última visita é muito importante para a escolha da cidade-sede. “O que nós avaliamos é qual lugar realmente quer sediar e está pronto para isso. A Universíade alimenta o sonho dos jovens”, acrescentou.

De acordo com o secretário de Esporte do DF, Célio René, “os vistoriadores fizeram observações que vão ajudar bastante o desenvolvimento da cidade, não só para a Universíade, mas para a prestação de serviços durante os megaeventos que ocorrerão em Brasília”. As informações são da “Agência Brasília”.