Rejeição de requerimento para obstruir votação da DRU demonstra força do governo no Congresso

Obstrução inútil – A oposição, representada pelo Democratas, quer colocar em prática a mesma estratégia de tornar mais longa possível a votação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que prorroga até 2015 o dispositivo que permite ao governo gastar 20% do orçamento ao bel prazer.

O vice-líder Onyx Lorenzoni (DEM-RS) cita a possibilidade de inclusive interromper a votação. “Nós vamos continuar obstruindo a votação e a sessão deve durar de dez a doze horas. O governo tem a maioria para aprovar a DRU, mas queremos mostrar ao Brasil que isso é uma droga fiscal”, ressaltou.

Em uma investida da oposição, foi apresentado o primeiro requerimento com o objetivo de retirar de pauta da votação, em segundo turno. Mas por 264 votos a 11 foi rejeitado. O que demonstrou a desvantagem acachapante da oposição na Câmara.

O dispositivo foi instituído pela primeira vez no governo Itamar Franco, em 1994, com o nome de Fundo Social de Emergência. Desde então, a prorrogação da DRU vem ganhando cada vez mais importância na mesma proporção da ganância do governo federal em se apossar dos ovos de ouro da galinha e gastar onde bem entender dentro da legalidade.