Rejeitada nas urnas pela maioria dos eleitores, divisão do Pará custaria bilhões aos brasileiros

Fim de discussão – Em plebiscito realizado no domingo (11), os eleitores paraenses disseram não à tentativa de alguns alarifes da política de criar dois novos estados: Carajás e Tapajós. Com todas as urnas apuradas, o que aconteceu à 1h20 da madrugada desta segunda-feira (12), o resultado indicou que 66,6% escolheram “não” para a criação do estado de Carajás e 66,08% rejeitaram a criação do estado de Tapajós. Considerada alta, a abstenção foi de 25,71%.

Com os resultados das urnas, o trâmite para a divisão do estado foi encerrado u junto com o plebiscito. De tal modo, a Assembleia Legislativa paraense e o Congresso Nacional não precisarão analisar a divisão do território e a criação dos dois novos estados.

Com a decisão popular, o brasileiro economizará pelo menos R$ 4 bilhões ao ano, dinheiro que seria gasto com a implantação das duas unidades da federação, que careceriam de todo a estrutura administrativa que contempla os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O problema maior do Pará é a falta de recursos para investimentos em áreas pouco desenvolvidas do estado, o que produz bolsões de exclusão social.