Inflação acelera em dezembro e confirma a maldição da herança deixada pelo messiânico Lula

Escalada perigosa – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) acelerou na segunda semana de dezembro, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice saltou para 0,72%, até 15 de dezembro, acima do registro anterior, até 7 de dezembro, que ficou na casa de 0,63%. Trata-se da maior taxa do IPC-S desde a primeira semana de setembro de 2011 (0,74%).

Na pesquisa, cinco dos sete segmentos de despesas que compõem o índice apresentaram crescimento na variação de preços, entre a primeira e a segunda quadrissemana de dezembro.

A alta nos preços de alimentação (de 0,94% para 1,27%) e transportes (de 0,20% para 0,43%) foi determinante para o avanço do IPC-S. Em cada um dos segmentos de despesa foram registradas taxas de inflação mais intensas, especialmente nos preços de carnes bovinas (de 3,95% para 5,10%) e da gasolina (de 0,16% para 0,72%), respectivamente.

A coleta de dados da Fundação Getúlio Vargas aponta parta um cenário não tão sombrio em 2012, para o desespero de muitos palacianos, a começar pela presidente Dilma Rousseff, que desde que chegou ao Palácio do Planalto não ousou criticar a herança deixada por Lula da Silva.