Muita polêmica – Camisa 11 do Santos Futebol Clube, o jogador Neymar já teria um contrato firmado com o Barcelona, equipe que passaria a defender depois da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o jornal espanhol Sport, o clube catalão, pelo aludido contrato, contaria com o jogador durante quatro temporadas e pagaria 7 milhões de euros ( R$ 17 milhões) por ano ao atleta.
O acordo, segundo o jornal, foi selado com a diretoria do Santos FC, que teria recebido uma polpuda quantia em dinheiro para dar preferência ao Barcelona no negócio. Os cartolas santistas, por sua vez, afirmam que tais comentários são “infundados, inverídicos e fantasiosos”. Por mais que o jornal Sport não seja contestado por parte da imprensa esportiva internacional, a notícia, que vem sendo rechaçada pelo próprio Neymar, tem pontos de embasamento. Após o Santos FC perder o Mundial de Clubes para o Barcelona, Neymar teria pedido ao técnico Pep Guardiola para levá-lo ao onze catalão.
Fora isso, o fato de o Santos FC nada lucrar com a saída de Neymar após a Copa de 2014 faz com que a informação ganhe pílulas de veracidade. Comenta-se que Neymar poderia sair do clube da Vila Belmiro a qualquer momento, desde que a milionária multa rescisória fosse paga, mas os contratos de publicidade firmados pelo atleta aqui no Brasil garantem sua permanência no clube santista até 2014.