Rubens Bueno quer explicações do ministro Fernando Bezerra, que imitou Geddel Vieira Lima

Sem descanso – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) disse nesta terça-feira (3) que cobrará explicações do Ministério da Integração Nacional sobre o repasse de 90% dos recursos voltados a obras contra enchentes ao estado de Pernambuco. O parlamentar paranaense considerou grave a denúncia feita pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Para Bueno, a pasta deveria atender as unidades da federação mais necessitadas e não as vontades eleitorais do ministro Fernando Bezerra.

Rubens Bueno afirmou que o repasse ministerial é uma afronta a todos os brasileiros, sobretudo àqueles que vivem em regiões de risco no País. O deputado lembrou que o governo federal faz pouco para evitar as catástrofes naturais e, por consequência, a morte de pessoas inocentes. “Basta ligarmos a TV ou lermos as notícias dos últimos dias. As enchentes e os deslizamentos estão ocorrendo diariamente em vários estados e não apenas em Pernambuco.”, criticou.

O deputado disse que o repasse desproporcional ao estado de Pernambuco mostra o atraso da política brasileira. Segundo Bueno, o ministro Fernando Bezerra deveria agir de forma impessoal e se preocupar com todas as regiões que possuem carência de investimento e sofrem com os efeitos dos desastres naturais.

“Acho muito grave o fato de o ministro remeter tantos recursos a uma única unidade da federação. Parece que ele está mais preocupado com as eleições em seu estado do que com os desastres que atingem o restante do país. Ele foi escolhido para atender o Brasil como um todo. O ministério que ele comanda serve para isso, integrar o país. Nós vamos acionar a Comissão Representativa do Congresso Nacional e entraremos com um requerimento de informação. Ele precisa explicar a lógica da divisão desse dinheiro. Tudo isso é suspeito ao nosso ver”, afirmou.

De acordo com a reportagem publicada pelo Estadão, Bezerra, que é pernambucano, pode disputar as eleições deste ano para a prefeitura de Recife. A matéria destaca também que o ministro é um forte aliado do atual governador do estado, Eduardo Campos.

Fernando Bezerra não é o primeiro a fazer isso. O peemedebista baiano Geddel Vieira Lima, que ocupou o Ministério da Integração Nacional na era Lula da Silva, cometeu o mesmo ilícito. Geddel usou a destinação de verbas contra enchentes como plataforma eleitoral durante a disputa pelo governo da Bahia.