Pesquisa do IBGE derruba tese messiânica de Lula de que a saúde pública está a um passo da perfeição

Papo furado – O ano de 2006 caminhava para a sua metade quando o então presidente Luiz Inácio da Silva, que se preparava para a campanha rumo à reeleição, disse que a saúde pública no Brasil estava a um passo da perfeição. Considerando que aquele era um ano eleitoral, a massa pensante nacional não demorou a perceber que se tratava de mais uma mentira palanqueira. Meses mais tarde, depois de reeleito, Lula admitiu que aquela declaração foi um rompante de mitomania, como outros tantos que marcaram sua passagem pelo Palácio do Planalto.

Como se fosse pouco, Lula ousou sugerir ao colega Barack Obama a adoção do modelo do SUS, no momento em que o presidente norte-americano estava às voltas com um projeto de reforma da saúde pública nos Estados Unidos. Na ocasião, o histriônico Lula disse que o SUS é barato e muito eficiente. Quem frequenta diariamente as filas dos hospitais públicos em busca de atendimento já percebeu que a mentira é uma doença incurável.

Para provar que Lula da Silva abusou das inverdades nas duas ocasiões em que tentou alçar ao Olimpo a saúde pública verde-loura, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (18) dados que derrubam a profecia do petista. De acordo com o IBGE, os gastos do governo federal com bens e serviços de saúde aumentaram aumentado em ritmo mais intenso entre 2007 e 2009, mas as famílias continuam arcando com a maior parte das despesas do setor. Entre os dois anos, as famílias brasileiras responderam por 56,3% dos gastos com saúde, o que representou cerca de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no período analisado. Já os gastos da administração pública aumentaram sua participação no PIB de 3,5% para 3,8% entre os dois anos.

Segundo o levantamento do IBGE, as famílias gastaram, em 2009, R$ 157,1 bilhões em bens e serviços de saúde, ao passo que o governo desembolsou R$ 123,6 bilhões com o mesmo setor. É importante lembrar, especialmente para as autoridades, que a Constituição Federal não deixa dúvidas ao explicitar que a saúde é um direito do cidadão. Sendo assim, que Lula venha a público para explicar o endereço da tão propalada excelência da saúde pública.