Criticada pelo PT, reintegração no interior de SP reforça o fracasso do “Minha Casa, Minha Vida”

Radiografia da verdade – A reintegração de posse de uma área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior paulista, continua sendo explorada política e eleitoralmente pelo Partido dos Trabalhadores, que usa a ação da Polícia Militar do estado para estocar os adversários tucanos.

Na segunda-feira (23), o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que a ação transformou-se em “praça de guerra”. O uso da força policial se fez necessário porque os invasores da área se recusavam a aceitar uma decisão judicial que foi referendada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Invasões de terras e imóveis urbanos, assim como a polêmica das respectivas ocupações, sempre são acompanhadas de um forte viés político, especialmente quando esse tipo de ação acontece em ano eleitoral.

Gilberto Carvalho pode pensar e declarar o que bem quiser, pois afinal o Brasil é uma democracia, mesmo que ainda não completa, mas é preciso salientar que o confronto no Pinheirinho só ocorreu porque o “Minha Casa, Minha Vida” ficou aquém das utópicas promessas feitas pelo então presidente Luiz Inácio da Silva, que à época do programa habitacional tinha como objetivo maior incensar Dilma Rousseff como sua sucessora.

Há no País um reconhecido déficit habitacional, mas o Estado, como um todo, insiste em explorar o tema politicamente. Enquanto o Brasil não for pensado e encarado com um planejamento de pelo menos cinquenta anos, com direito à adoção de leis orgânicas para cada setor considerado importante, os brasileiros continuarão reféns da verborragia palanqueira que toma conta do País a cada dois anos.