Divergências sobre temas polêmicos empurram votação da Lei Geral da Copa para depois do Carnaval

Para depois – Como já informou o ucho.info, 2012 será um ano praticamente perdido em termos políticos, principalmente por causa das eleições municipais de outubro, que farão com que os parlamentares deixem a capital federal rumo às respectivas bases eleitorais.

Mesmo com o calendário apertado e o contínuo congestionamento da pauta, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados decidiu, nesta terça-feira (14), adiar para depois do Carnaval (leia-se 28 ou 29 de fevereiro) a votação do projeto que cria a Lei Geral da Copa. O adiamento se deu por divergências em relação à meia-entrada para idosos e a venda de bebidas alcoólicas nos estádios.

Na segunda-feira (13), o relator do projeto, deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), enviou aos parlamentares, por e-mail, a nova versão do parecer que será apresentado na Comissão Especial. O novo texto não anula artigo da lei federal que prevê meia-entrada para idosos em eventos esportivos, além de incluir os maiores de 66 anos na categoria de ingressos populares, cujo preço está em estimado em US$ 25. Se aprovado o novo relatório, os idosos poderão comprar ingressos pela metade do preço em qualquer categoria.

A FIFA colocará à venda 300 mil ingressos para a chamada “categoria 4”, que, de acordo com o novo relatório, contempla idosos, estudantes, participantes de programa federal de transferência de renda e proprietários de arma de fogo que aderirem à campanha pelo desarmamento.

Bebidas

O relatório do deputado Vicente Cândido prevê a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo, exigência da FIFA, com a qual o governo brasileiro concordou no momento da apresentação da candidatura para sediar a Copa. Contudo, o parecer não prevê a liberação da venda de bebidas alcoólicas para outros campeonatos.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, é vetada nos estádios a presença de “bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.

O novo relatório destaca que a “venda e o consumo de bebidas, em especial as alcoólicas, nos locais oficiais de competição, são admitidos desde que o produto esteja acondicionado em copos de plástico, vedado o uso de qualquer outro tipo de embalagem.”