Médicos que trataram de Hugo Chávez, em 2011, apostam em sobrevida de no máximo dois anos

Cronômetro acionado – Diferentemente do que tem declarado o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, o seu estado de saúde é preocupante. É verdade que diante de qualquer dificuldade é preciso manter a esperança, mas médicos russos e cubanos que atenderam Chávez, em junho de 2011, afirmaram que a expectativa de vida do tiranete bolivariano é de um a dois anos. As informações constam de documentos vazados pelo WikiLeaks e publicados pelos jornais espanhóis “Público” e “El País”.

Na última sexta-feira (24), Hugo Chávez retornou a Havana, para, segundo o próprio presidente venezuelano, se submeter a uma cirurgia para a correção de lesão na região pélvica, de onde foi retirado um tumor maligno.

Em e-mail datado de 5 de dezembro e enviado a George Friedman, fundador da empresa Stratfor Global Intelligence, o funcionário Reva Bhalla comenta sobre “uma fonte muito bem relacionada que trabalha com Israel” e que revela informações sobre a equipe médica russa que tratou do presidente da Venezuela. De acordo com a mensagem, os médicos russos davam menos de um ano de vida a Chávez, enquanto os cubanos apostavam em sobrevida de dois anos.

A decisão de Chávez de omitir informações sobre a própria saúde se deve à sua intenção de não perder o controle político do país e tentar participar da eleição presidencial deste ano ou, então, fazer o sucessor. Neste caso, Hugo Chávez escolheria um candidato a vice alinhado à ditadura bolivariana que foi implantada na Venezuela com a chegada co coronel paraquedista ao Palácio Miraflores.